O significado das palavras “Mon Ami”, que usamos como título do presente livro, é o seguinte:
Mon Ami, foi uma das primeiras expressões que aprendemos a falar, quando chegamos ao continente africano, mais precisamente em Burkina Faso. Eu não conhecia ninguém, muito menos poderia gravar aqueles nomes difíceis da língua local. Já não era fácil aprender o francês, o idioma oficial do país, então, estrategicamente, decidi sair pelas ruas da cidade, dando bom dia, chamando todos de MON AMI, ou “meu amigo”. Isso era algo diferente para aquelas pessoas, pois eles poderiam pensar: Como pode esse estrangeiro nos chamar de amigo? Tinham alguns que me questionavam sobre o porquê de chamá-los assim, se eles não eram meus amigos. Eu lhes respondia: “podemos ser amigos, se você quiser! Então, eu lhes perguntava, quem eram eles e como eu devia cumprimentá-los? Tudo isso com muita graça e um grande sorriso no rosto.
Ficamos conhecidos como a família “MON AMI”. Lembro-me de um dia em que minha esposa estava no centro da vila e precisou de ajuda, quando alguém gritou: “ela é a madame MON AMI”, e assim, o auxílio veio de todos os lados possíveis, com muito carinho, por parte daquele povo. Nossa trajetória de vida e ministério foram escritos, e ainda está sendo conhecido aqui na África, com a marca “Mon Ami” que, em francês, significa meu amigo.
A amizade, ou podemos dizer o amor e respeito ao próximo, foram as estratégias que Deus nos deu para desbravar esse lindo país, algo simples assim, porém, divino. A palavra de Deus nos ensina que quando amamos uns aos outros, seremos conhecidos como seus discípulos. “Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13.35).
Autor | Missionários Josinaldo e Danielle Cavalcante |
---|---|
Páginas | 216 |
Formato | 14 x 21 cm |
A Distribuidora OBPC é a casa publicadora oficial da denominação O Brasil Para Cristo. A Distribuidora OBPC tem como objetivo publicar através da JUNEC (Junta de Educação Cristã da Igreja OBPC) os assuntos que fundamentam nossa fé cristã e nossa visão teológica.