“Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta” (Tiago 2.17).
Tiago é o primeiro livro do NT, escrito por volta do ano 45 d.C., e também a primeira, de sete cartas universais ou gerais do NT. O nome Tiago, do inglês “James”, deriva do grego “Iakõbos”, forma alterada para Jacó, que por sua vez significa “suplantador ou aquele que vem agarrado ao calcanhar”. Já no primeiro versículo do livro observamos o nome do autor: “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações” (Tg 1.1). O livro de Tiago, podemos dividi-lo basicamente em dois grandes blocos de assuntos:
1. Como deve ser o comportamento do verdadeiro cristão (Tg 1.1-27). Depois de sua saudação, Tiago descreve a importância da nossa fidelidade a Deus na hora das provações da vida (Tg 1.1-4). Quem deseja sabedoria deve pedir a Deus (Tg 1.5-8). A chamada “ciranda do pecado” (Tg 1.9-18), e a importância da prática da Palavra de Deus (Tg 1.19-27). Deus condena fazer acepção de pessoas (Tg 2.1-13), e a fé sem obras é morta ou inativa (Tg 2.14-26).
2. Provas da nossa espiritualidade (Tg 2.1 a 5.20). Encarando os pecados da língua e o dever de mantê-la sob controle (Tg 3.1-12). A sabedoria celestial (Tg 3.13-18). De onde nascem as contendas entre os irmãos (Tg 4.1-12). O homem projeta, mas a resposta dos lábios vem do Senhor (Tg 4.13-17). Deus condena as riquezas mal adquiridas e administradas (Tg 5.1-6). Exercitar paciência até a vinda do Senhor Jesus (Tg 5.7-11). Admoestações finais e o maravilhoso exemplo de fé do profeta Elias (Tg 5.12-20).
A Distribuidora OBPC é a casa publicadora oficial da denominação O Brasil Para Cristo. A Distribuidora OBPC tem como objetivo publicar através da JUNEC (Junta de Educação Cristã da Igreja OBPC) os assuntos que fundamentam nossa fé cristã e nossa visão teológica.