“Eu (SENHOR) o instruirei e lhe ensinarei o caminho que você deve seguir; e, sob as minhas vistas, lhe darei conselho. Não sejam como o cavalo ou a mula, que não têm entendimento, que são dominados com freios e cabrestos; do contrário não obedecem você” (Salmo 32.8-9).
A revista TESOUROS DOS SALMOS nasceu de uma revelação particular de Deus, pois senti o desejo de estudar o salmo 142, com o fim de pregá-lo, e quando me deparei com o seguinte subtítulo: “Salmo didático de Davi. Oração que fez quando estava na caverna” (SBB; tradução NAA; 2019; p. 989), a palavra didático “saltou-me à vista”, então questionei por que razão estava ali, ou qual significado ela dava ao poema de Davi. De fato, Deus, em sua bondade, “desvendou-me os olhos”, para perceber essa verdade (Sl 119.18). Curiosamente comecei o estudo dessa série de salmos pelo último, que no total são treze (32, 42, 44, 45, 52, 53, 54, 55, 74, 78, 88, 89 e 142). As traduções mais antigas das Escrituras exibem a palavra hebraica “masquil”, que, ao pé da letra, que dizer “didático”, com o sentido de “instrutivo”. Ao comentar o salmo 32, o famoso pregador inglês Charles Spurgeon, diz o seguinte: “Masquil é um novo título para nós. Indica que este é um Salmo instrutivo ou didático. A experiência do crente oferece instrução preciosa para outros, revela as pisadas do rebanho e, assim, consola e dirige os fracos...” Portanto, sejam bem-vindos aos milenares segredos/ conselhos da Palavra de Deus (Mt 13.11), contidos nessa porção bíblica (do livro dos salmos), mais especificamente nos treze salmos didáticos.
Pr. Walter Bastos
A Distribuidora OBPC é a casa publicadora oficial da denominação O Brasil Para Cristo. A Distribuidora OBPC tem como objetivo publicar através da JUNEC (Junta de Educação Cristã da Igreja OBPC) os assuntos que fundamentam nossa fé cristã e nossa visão teológica.